Respeite os direitos autorais. Cite a fonte. A reprodução, total ou parcial, de conteúdo deste blog, sem a devida referência bibliográfica configura violação dos direitos do autor (Lei 9.610/98) e é crime, estabelecido no art. 184 do Código Penal.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Petição de abertura de inventário


EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE JUIZ DE FORA/MG.

ABERTURA DE INVENTÁRIO
 

 

                              MARIA BRASILEIRO DA SILVA, brasileira, viúva, do lar, inscrita no CPF sob o nº 000.000.000-00 , residente e domiciliada nesta cidade de Juiz de Fora/MG, na Rua Mineira n° 40, Bairro Centro, CEP nº 36.100-000, por seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional mencionado no cabeçalho desta, onde receberão intimações, vem à presença Vossa Excelência informar que no dia 09/12/2011, faleceu “ab intestato”, o Sr. SECUNDINO BRASILEIRO, nesta cidade de Juiz de Fora/MG, no ASCOMCER, tendo deixado 01 (imóvel) e herdeiros, bem como, a requerente, com quem era casado pelo regime da comunhão de bens, mantendo convivência até a data do falecimento.

                              Na qualidade de cônjuge supérstite (art. 988, inciso I, CPC), requer a abertura do inventário do bem deixado por seu falecido marido, bem como, sua nomeação como inventariante, devendo ser intimada para compromisso de bem e fielmente desempenhar o cargo e dar prosseguimento ao inventário até a final partilha.

                              Junta os documentos abaixo relacionados, e atribuí à causa o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), que é o valor aproximado do bem a ser inventariado.

                              Pede deferimento.

Juiz de Fora, MG, 09 de janeiro de 2011.

 
Advogado
OAB/MG nº

 

ROL DE DOCUMENTOS:

1)    Procuração
2)    Certidão de Óbito
3)    Certidão de Casamento
4)    Cópia de Registro de imóvel

7 comentários:

  1. Olá Professor.

    Que maravilha esse seu blog. Pense numa pessoa desesperada por obter mais conhecimentos, pois é, sou eu.
    Acabo de concluir o curso e já havia alcançado exito na OAB, porém, esse início de carreira é desesperador. É quando saimos da faculdade que nos damos conta do quanto ainda temo para aprender.
    Agora entendo a frase "Só sei que nada sei".
    Grata por compartilhar seu conhecimento.

    Esse modelo de petição me foi de grande utilidade.

    Abraço

    Dra. Suzana Perez

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor,
    Muito obrigada pela sua preocupação e ajudar os inciante.
    Foi de grande valia essa peça para mim.
    Obrigada.
    Dra. Aline

    ResponderExcluir
  3. Show de bola! Posso fazer uma pergunta? Lá vai: Morreu a esposa e deste casamento tiveram 4 filhos. Não fizeram inventário da morte da esposa. Dai o cidadão danadinho arrumou outra esposa e teve mais dois filhos e morreu.
    Então, como se faz essa divisão com a morte dele? A segunda esposa foi apenas uma relação de fato e os bens são todos do primeiro casamento.
    Eu tenho que no esboço da partilha especificar a parte dos filhos havidos no primeiro casamento e depois temporizar quando os dois últimos entraram na parte que cabia ao pai falecido?
    Ajuda aí.

    ResponderExcluir
  4. Nossa vida de operadores de direito é um desafio diário... para quem vê de fora é difícil perceber, mas para nós, a conclusão de que a advocacia é uma atividade eminentemente criativa é uníssona... obrigado pelo compartilhamento e auxílio nessa cruzada pela busca do melhor direito aos nossos contratantes!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo modelo.

    ResponderExcluir
  6. Este modelo de petição é excelente

    ResponderExcluir
  7. Excelente blog! Parabéns por compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir