Respeite os direitos autorais. Cite a fonte. A reprodução, total ou parcial, de conteúdo deste blog, sem a devida referência bibliográfica configura violação dos direitos do autor (Lei 9.610/98) e é crime, estabelecido no art. 184 do Código Penal.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE PROVAS

Quinta-feira, Setembro 23, 2010

VAI FAZER PROVA ???


O SITE RAZÃO ÁUREA LHE DÁ ALGUMAS DICAS

(
http://www.razaoaurea.com.br/ )

1. Sempre leia as instruções da prova com atenção

2. Leia o enunciado de cada questão destacando (vale sublinhar, colocar dentro de um quadrado etc.) qual o objetivo da questão. Exemplo: é correto afirmar; das hipóteses abaixo assinale a alternativa incorreta; Julgue os itens abaixo em falso ou verdadeiro.

3. Se a prova for sem consulta e após a primeira leitura você não souber imediatamente a resposta, PASSE PARA A PRÓXIMA QUESTÃO. Quando você realiza uma prova que, de certa forma, quer avaliar o seu conhecimento adquirido (previamente memorizado, assimilado), se não souber a resposta “de pronto” a tendência natural é ficar nervoso e começar a desencadear toda uma programação cognitiva ruim. Algo, mais ou menos, assim: Meu Deus não sei a resposta; vou perder o ponto da questão; deveria ter estudado mais; ele(a) avisou que iria cair esse tema... eu estudei... ai meu Deus, vou ter que pagar novamente a disciplina... não vou conseguir os pontos. Enfim, só afirmativas que de nada valem e só servem para te deixar mais nervoso. Então PULE A QUESTÃO!

4. Se com a primeira leitura você ficar em dúvida em mais de uma opção – aquela dúvida consciente (não é chute!), assinale as opções com um “pontinho” ao lado das assertivas que acredita respondem a questão e PASSE PARA A PRÓXIMA.

5. Continue resolvendo a prova desta forma: Se tem certeza absoluta marque a opção assinale que aquela questão está finalizada (um “X” no número, escreva “OK” ao lado ou, simplesmente, faça uma marcação que identifique que está respondida); se tem dúvida especifique em quais opções e identifique a necessidade de retornar àquela questão posteriormente (pode ser um círculo no número da questão); por fim, se não sabe a resposta e vai pular a questão, identifique a necessidade de retornar para uma análise melhor, ou quem sabe, tentar um “chute” (até para chutar tem técnica – vou explicar abaixo!).

6. Fazendo desta forma, provavelmente, você não ficará tão nervoso; aquecerá o cérebro para responder as questões mais complexas e, com certeza, irá se surpreender verificando que, muitas vezes, uma questão posterior apresenta elementos que possibilitam e auxiliam na resposta das questões nas quais teve dúvida ou deixou em branco.

7. Chegou o momento da segunda leitura: Não leia novamente as questões que marcou com certeza – geralmente a segunda leitura gera dúvidas e inseguranças. Se você as marcou com certeza e de forma consciente – NÃO EXISTE NECESSIDADE DE VOLTAR. Apenas por curiosidade, pense agora: quantas vezes você respondeu uma questão de forma correta com toda a convicção e, após ler novamente, depois achou muito fácil... Que não deveria ser aquela resposta... Que a outra opção era melhor e, finalmente após retificar a opção escolhida, verificou que estava certo antes?

8. Na segunda leitura concentre-se nas questões assinaladas com dúvidas e você ficará surpreso ao notar que as “coisas começaram a clarear”. Se a dúvida persistir chegou o momento de mudar a classificação da questão – essa será resolvida no chute! PASSE PARA A PRÓXIMA questão com dúvida assinalada.

9. Se não houver outro jeito....finalmente chegou o momento do chute. Se for multipla escolha, verifique quais as letras das outras questões (quantidades de “a, b, c e d” ou V ou F) – geralmente quem faz as provas equilibra o percentual de cada uma das opções. Assim, a opção pode ser para as letras pouco utilizadas. Cuidado: HÁ ELABORADORES QUE NÃO SEGUEM ESSA REGRA!

10. Em cada uma das questões descarte aquilo que sabe ser impossível, improvável, inviável e aquilo que tem certeza que não é como está escrito – em outras palavras: você tem que restringir ao máximo as opções para tentar “chutar” na opção correta e acertar a questão.

11. Beba água durante a prova, vá com roupas confortáveis, deixe um recado no seu celular (estou realizando exames e não posso falar agora – deixe seu recado que ligo quando terminar), desligue o celular, lembre-se: o momento de prova é único e pode fazer uma grande diferença em sua jornada – amenize os aborrecimentos ou, pelo menos, adie (na verdade, 90 minutos não vão fazer diferença para quem quer falar com você. A pessoa pode esperar!).

12. Chegue, pelo menos, dez minutos antes NA SALA! Chega de colocar a culpa no patrão, condução, elevador, escada, cantina, copiadora, ônibus, despertador, apagão... Lembre-se: é o seu momento, o seu futuro, só você pode dar a devida importância para ele... Então: PROGRAME-SE MELHOR e BOA PROVA!

13. Ah, vê se estuda, né ? Senão nada disso vai adiantar, e não vale a pena fica à espera de milagres !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário