Respeite os direitos autorais. Cite a fonte. A reprodução, total ou parcial, de conteúdo deste blog, sem a devida referência bibliográfica configura violação dos direitos do autor (Lei 9.610/98) e é crime, estabelecido no art. 184 do Código Penal.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

NOVO CPC ARTS. 303 E 300- MODELO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA em caráter ANTECEDENTE com PEDIDO DE LIMINAR




EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA          VARA CÍVEL DA COMARCA DE JUIZ DE FORA/MG.

Nomes fictícios***




                                      MARIA ABREU*, brasileira, divorciada, do lar, inscrita no CPF sob o nº __________, residente e domiciliada na cidade de ___________/MG, na Rua __________ nº ____, Centro, CEP nº ___________, por seus advogados que esta subscrevem (docs. 01 e 02), com endereço profissional mencionado no cabeçalho desta, onde receberão intimações, vem à presença de Vossa Excelência requerer a presente

TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA em caráter ANTECEDENTE com PEDIDO DE LIMINAR

                                                                                                                      em face de PLANO DE SAÚDE LTDA.*, operadora de planos privados de assistência à saúde, inscrita no CNPJ/MF sob o nº ____________, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o nº ___________, classificada na modalidade Cooperativa Médica, com sede nesta cidade de __________/MG, na Rua ___________ _________, Centro, CEP ________, pelos fatos a seguir expostos:

DOS FATOS

1 -                                 A  autora  é  portadora  de  dependência  química  GRAVE  de álcool e cocaína, realizando seus tratamentos/internações através do plano de saúde PLANO DE SAÚDE CRUZEIRO, como beneficiária dependente de MARIDO DA SILVA, sob o código _____________, do plano coletivo empresarial da INDÚSTRIA DE MATERIAL DO BRASIL, registrado na ANS sob o nº ___________, sendo a data de inclusão no citado plano em 01.05.2012.

2 -                                 Conforme declaração anexa da PLANO DE SAÚDE CRUZEIRO, o plano de saúde abrangia o atendimento nacional, acomodação enfermaria, AHO, adaptado à Lei nº 9.656/98, cumprindo todas as carências exigidas contratualmente (doc. 03).

3 -                                 Acontece que a autora se divorciou e perdeu a qualidade de beneficiária do plano acima mencionado, motivo pelo qual em 02.012.2016 se viu obrigada a contratar novo plano de saúde com a PLANO DE SAÚDE LTDA., ora ré (docs. 04/08).

4 -                                 Esclareça-se que quando da celebração do Contrato Particular de Prestação de Serviços Médicos, Diagnósticos, Terapia e Hospitalares de nº ____________, com a ré, a autora estava dentro do prazo de portabilidade pela Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS.

5 -                                 Em   13.04.2016,   após   os   tratamentos   não     surtirem   os resultados esperados, a autora realizou consulta com o Dr. ____________ (CRM/MG nº _________), médico psiquiatra que a acompanha, sendo emitido o seguinte laudo (doc. 09):

“Atesto que Maria Abreu, encontra-se em acompanhamento psiquiátrico regular. Diagnostico nosológico F32. 2 (Episódio depressivo) + F10 (Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool) + F 14 (cocaína) pela CID 10.

Atualmente, a paciente apresenta-se em fase de recaída com relação a uso de álcool e cocaína, associado a humor deprimido, anedonia, hipobulia, o pensamento está lentificado, negativista e com ideação suicida não sistematizada. A paciente está em uso de Clorídrico de duloxetina 30 mg e Clonazepam 2mg e vem mantendo quadro instável ao longo do último ano com inúmeros episódios de recaída.

Todos estes dados em conjunto, o uso sistemático de bebida alcoólica e cocaína, pensamentos suicidas ainda que não sistematizados e o uso de psicotrópicos impõe internação de urgência. Há risco de vida para a paciente, caso haja permanência nesse padrão de uso de substâncias.

Faz-se necessário internação de urgência por período mínimo de 180 dias”. (g.n.)

6 -                                 Na  consulta  seguinte,  ocorrida  em  10.05.2016,    diante  do agravamento do quadro clínico, o Dr. ______________ solicitou a internação URGENTE da autora na Clínica Psiquiátrica ________, uma vez que corria risco de vida, pois, repita-se, é portadora de dependência química GRAVE de álcool e cocaína, em uso sistemático das referentes substâncias (doc. 10).

7 -                                 Ainda no mesmo dia (10.05.2016), a autora  manteve contato telefônico com o responsável pela Clínica Psiquiátrica ___________, Unidade ____________, nesta cidade, e foi informada que tinha uma vaga na ala feminina para dependentes químicos, ficando marcada a sua internação para o dia 13.05.2016 às 09 horas.

8 -                                 No dia marcado, a autora compareceu a Clínica __________ para a internação e início do tratamento, sendo que para a sua surpresa e desespero, ao ser atendida pela recepcionista, e após a consulta à prestadora do seu plano de saúde, PLANO DE SAÚDE LTDA., ora ré, foi informado que ela autora não possuía cobertura, diga-se, CARÊNCIA para a internação psiquiátrica, conforme declaração anexa (doc. 11), na qual consta o número do protocolo referente à negativa de internação ( __________).

9 -                                 Baseou-se a negativa da ré, no prazo de carência previsto no contrato particular de Prestação de Serviços Médicos, de Diagnósticos, Terapia e Hospitalares celebrado com a autora (docs. 04/08):

CLÁUSULA SÉTIMA: DOENÇAS E LESÕES PRÉ-EXISTENTES.
7.10. Cobertura Parcial Temporária – CPT é a suspensão, por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão ao plano privado de assistência à saúde, da cobertura de Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos desde que relacionados exclusivamente às doenças ou lesões pré-existentes declaradas pelo beneficiário.”

10 -                              Pelos  fatos  acima  narrados,  verifica-se  que  a    autora  está correndo risco de vida, necessitando com urgência ser internada para tratamento de sua DEPENDÊNCIA QUÍMICA GRAVE (álcool e cocaína), o que está sendo negado ao argumento de que seu plano de saúde não cobre tal tratamento, por estar no período de carência.

(DO DIREITO APLICÁVEL)

11 -                              A Lei nº 9.656/98 foi criada para assegurar o acesso ao direito fundamental à saúde, sendo que os contratos dos planos de saúde devem, necessariamente, adequar-se às disposições nela contidas, dentre elas a regra de que é obrigatória a cobertura do atendimento nos casos de urgência e emergência, como tal definido, que implicar risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente:

“Art. 12. São facultadas a oferta, a contratação e a vigência dos produtos de que tratam o inciso I e o § do art. desta Lei, nas segmentações previstas nos incisos I a IV deste artigo, respeitadas as respectivas amplitudes de cobertura definidas no plano-referência de que trata o art. 10, segundo as seguintes exigências mínimas:
V - quando fixar períodos de carência:
c) prazo máximo de vinte e quatro horas para a cobertura dos casos de urgência e emergência;” (g.n.)

"Art.   35-C.   É   obrigatória   a   cobertura   do   atendimento   nos   casos:   I - de emergência, como tal definidos os que implicarem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado em declaração do médico assistente;"(g.n.)

12 -                                para  argumentar,  mesmo  que  se  admitisse a cobertura parcial nos casos de doenças preexistentes, a LPS acima citada estabelece uma carência de 24 horas para os tratamentos de emergência e de urgência, sendo obrigatória a cobertura de tratamento nos casos de risco de vida ou de danos irreparáveis ao paciente, como é o caso em análise.

13 -                              Frise-se que o direito à saúde está assegurado na Constituição Federal:

"Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

14 -                              Por   fim,   O   CDC   estabelece   que   são   nulas as  cláusulas contratuais, quando:

“Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas  contratuais
relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
§ 1º. Presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que:
II - restringe direitos ou obrigações fundamentais inerentes à natureza do contrato, de tal modo a ameaçar seu objeto ou o equilíbrio contratual;” (g.n.)

15 -                              Assim, tem a autora DIREITO ao tratamento de emergência por ser portadora de DEPENDÊNCIA QUÍMICA GRAVE (álcool e cocaína), não podendo ficar privada do citado tratamento pelo fato de seu plano de saúde estar no período de carência, devendo ser considerada nula a cláusula contratual que estabelece prazo de carência maior que 24 horas, em caso como o dela – autora, vale dizer, envolvendo o risco de vida, devidamente atestado pelo médico que a acompanha.

16 -                              A negativa de internação para tratamento de doença grave em decorrência de falta de cobertura/carência, e, no presente caso, com risco de vida atestado por profissional médico, já foi enfrentada pelo E. TJMG, que assim se posicionou:

“APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO ORDINÁRIA - PLANO DE SAÚDE - DOENÇA PRE- EXISTENTE - AUSÊNCIA DE PROVA - URGÊNCIA - PERÍODO DE CARÊNCIA -  INAPLICABILIDADE -  ART.  35-C, DA LEI 9.658/98, C/C ART.  2º, DA RESOLUÇÃO 13 DO CONSU. O art. 35-C, da Lei nº 9.656/98, dispõe que, quando paciente se encontra em situação que se enquadra às hipóteses de urgência ou emergência, é obrigatória a cobertura dos procedimentos necessários à manutenção de sua vida e integridade física, independentemente de o plano ainda estar sujeito ao período de carência. Tendo em vista que o médico do paciente declarou a urgência em realização de cirurgia, o que afasta a carência do plano, e à míngua de provas de que se trata de fato de doença pré-existente, tem a operadora do plano de saúde obrigação de custear o procedimento.” (TJMG – AC 1.0024.12.091305-8/001 – 14ª C.  Cível – Rel.  Des. Marco Aurélio Ferenzini – DJ 21.08.2015) (g.n.)

“APELAÇÃO CÍVEL - PLANO DE SAÚDE - DOENÇA PRE-EXISTENTE - TRATAMENTO   DE   URGÊNCIA    -   NEGATIVA   DE   COBERTURA     DE PROCEDIMENTO MÉDICO - IMPOSSIBILIDADE. Nos casos de urgência e emergência, o prazo de carência é de 24 horas, ainda que se trate de caso de doença preexistente, sendo a regra da cobertura parcial temporária excepcionada pela Lei 9656/98. Recurso não provido.” (TJMG – AC 1.0400.10.004690-5/001 – 10ª C. Cível – Des. Rel. Veiga  de Oliveira – DJ 28.04.2015) (g.n.)

17 -                              Assim, fica demonstrado que a negativa  da      não  pode prevalecer, ao argumento da falta de cobertura/carência para o tratamento de urgência pretendido pelo autora, mesmo diante de doença pré-existente.

DOS REQUSITOS PARA A CONCESSÃO LIMINAR DA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA ANTECEDENTE

18 -                              Os    requisitos    para    a    concessão    LIMINAR  da   TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA previstos no artigo 300 do CPC, estão presentes no caso em tela:

                                      a) PROBABILIDADE DO DIREITO: Os artigos 12, V, “c”, e 35-C, I, ambos da Lei nº 9.656/98, o artigo 196 da CF/88, e o artigo 51, § 1º, II, do CDC, bem como o entendimento do E. TJMG, acima mencionados, demonstram de forma clara a PROBABILIDADE DO DIREITO da autora ao tratamento de emergência, por ser portadora de dependência química grave (álcool e cocaína), independentemente de ter cumprido ou não a carência do plano de saúde, ressalte-se que existe prescrição expressa ao citado tratamento pelo médico que a acompanha, e,

                                      b) PERIGO DE DANO: O laudo médico e a solicitação de internação advertem de forma clara, que a AUTORA CORRE RISCO DE VIDA caso não seja submetida imediatamente ao tratamento indicado, pois, repita-se, portadora de dependência química grave (álcool e cocaína), não podendo aguardar o desfecho da presente demanda para iniciar o tratamento.

DA INDICAÇÃO DAS TUTELAS FINAIS –  DO ADITAMENTO DA PETIÇÃO INICIAL

19 -                              Nos termos do artigo 303, caput, do CPC, informa que no prazo legal, aditará a petição inicial para acrescer ao presente requerimento de TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA ANTECEDENTE para OBTENÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA O INÍCIO DE TRATAMENTO (que é uma das tutelas finais), os pedidos para a DECLARAÇÃO DE NULIDADE DA CLÁUSULA CONTRATUAL   que prevê prazo de carência para as doenças pré-existentes, além de INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL, pela injusta recusa pela negativa de tratamento, apresentando na ocasião as respectivas fundamentações e documentos.

DOS PEDIDOS

20 -                              Pelo exposto, requer:

                                      a) LIMINARMENTE, a concessão da TUTELA PROVISÓRIA DE URGENCIA ANTECIPADA em CARÁTER ANTECEDENTE para determinar a ré que autorize a internação da autora na CLÍNICA PSIQUIÁTRICA _________ LTDA., pelo prazo de 180 (cento e oitenta dias), no mínimo, conforme indicação médica, ou em outra clínica especializada em tratamento de dependentes químicos (álcool e cocaína) conveniada à ré, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais);

                                      b) Efetivada a tutela acima requerida, a concessão de prazo para aditamento da petição inicial, nos termos do artigo 303,
§ 1º, I, do CPC.

                                      c) a Condenação da ré nos ônus sucumbenciais.

DAS PROVAS

21 -                              Pretende provar o alegado com os documentos  que instruem a presente.

DA AUDIÊNCIA DE MEDIAÇÃO/CONCILIAÇÃO

22 -                                                   A autora TEM INTERESSE NA AUTOCOMPOSIÇÃO e, por consequência, na realização da audiência de conciliação/mediação.

DOS BENEFÍCIOS DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

23 -                                       Requer os  benefícios  da  Gratuidade  da  Justiça, nos termos artigo 98 e seguintes do CPC, por não ter condições de arcar com as despesas decorrentes do processo e honorários advocatícios, sem prejuízo do sustento próprio e do de sua família. Junta declaração de carência (doc. 12).

DO VALOR DA CAUSA

24 -                                       Atribui à causa o valor de R$ 20.000,00  (vinte mil reais), que corresponde à soma dos pedidos referentes às tutelas finais (item 19, supra).

Pede deferimento.

Juiz de Fora, MG, 16 de maio de 2.016.


Advogado/OAB


5 comentários:

  1. Perfeito o seu modelo! ajudou muito!!!
    obrigado professor!

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE PROFESSOR BARRA!
    Tenho certeza que terei uma ótima formação.

    ResponderExcluir
  3. obrigado professor, excelente trabalho, vou adaptar para um pedido de tutela que pretendo fazer.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Obrigada por compartilhar conosco, mestre!

    ResponderExcluir