Respeite os direitos autorais. Cite a fonte. A reprodução, total ou parcial, de conteúdo deste blog, sem a devida referência bibliográfica configura violação dos direitos do autor (Lei 9.610/98) e é crime, estabelecido no art. 184 do Código Penal.

domingo, 23 de novembro de 2014

GABARITO - AÇÃO RESCISÓRIA - NULIDADE DE CITAÇÃO - PRÁTICA CIVIL V


EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
 
 
 
 
                                    JOÃO PAULO CONFECÇÕES LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº __________ , com sede na (endereço completo + CEP), neste ato por seu sócio administrador __________ , (qualificação e endereço completos) (doc. 01 – contrato social), por seu advogado que está subscreve (doc. 02 – procuração), com endereço profissional na (endereço completo), onde receberá intimações, com fundamento no inciso V do artigo 485 do Código de Processo Civil, vem à presença de Vossa Excelência propor a presente
 
AÇÃO RESCISÓRIA
(com pedido de antecipação de tutela)
 
                                                                                                                                             em face de ABC CRÉDITO LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº __________ , com sede na (endereço completo + CEP), pelos fatos a seguir expostos:
 
DO DEPÓSITO PRÉVIO
 
1 -                               Em observância ao que estabelece o inciso II do artigo 488 do CPC, junta o comprovante de depósito judicial correspondente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da causa (doc. 03 – comprovante).
 
DOS FATOS E DO CABIMENT0 DA PRESENTE AÇÃO RESCISÓRIA
 
2 -                               A autora é devedora de dívida reconhecida em título executivo judicial (docs. 04 e 05 – sentença e certidão do trânsito em julgado), obtido em ação de cobrança movida pela empresa ré, que tramitou pela 3ª Vara Cível da Comarca de __________/___,  sob o nº _____________ , para a qual não houve citação válida, já que, conforme se verifica do mandado de citação e respectiva certidão (docs. 06 e 07), a citação foi encaminhada para o endereço onde mora o sócio administrador da autora, o Sr. _______ , e o porteiro do prédio, não a encaminhou para ele. Com o trânsito em julgado da sentença, o réu deu iniciou à fase do cumprimento de sentença.
 
3 -                               Intimada para pagar o débito, a autora apresentou perante o juízo da execução a exceção de pré-executividade, argumentado sobre a nulidade da citação, sendo que a defesa foi indevidamente rejeitada, conforme se verifica da petição de exceção e da respectiva decisão (docs. 08 e 09), sendo determinado o prosseguimento da execução, com a expedição de mandado de penhora.
 
4 -                               Havendo vício insanável no título executivo judicial, pela sua obtenção em processo no qual houve a NULIDADE DA CITAÇÃO, não poderá ele subsistir – título – sendo totalmente descabido o prosseguimento do processo.
 
5 -                               A citação, conforme estabelece o artigo 214 do CPC, é indispensável para a validade do processo, sendo nula a citação realizada em endereço diverso daquele onde se situa a sede da empresa ré. Mesmo que se entenda que a citação poderia ser realizada no endereço da residência do sócio administrador, está deveria ser sido realizada pessoalmente, já que o porteiro do prédio onde reside não é pessoa autorizada para o recebimento de citação em nome da pessoa jurídica, ora autora. Desta forma, a nulidade insanável que acomete o feito se caracteriza como ofensa a literal disposição de lei, já que não foram observadas as disposições dos artigos 214 e seguintes do CPC.
 
6 -                               Inobstante tal fato, necessita a autora de obtenção de empréstimo para fins de investimento e crescimento de suas atividades, concedido pelo Governo Federal, o qual é condicionado à apresentação de certidões negativas de débito (doc. 10 – informações sobre os requisitos para o empréstimo).
 
7 -                               O único débito que a autora possui é aquele que está sendo cobrado em razão de ação que correu a sua revelia ante a NULIDADE DE CITAÇÃO (doc. 11 – certidão positiva de débito). A não obtenção do empréstimo poderá gerar grandes prejuízos para a empresa autora, que necessita de crédito para honrar sua folha de pagamentos e para atender à crescente demanda por seus produtos.   
 
8 -                               Assim, preenchidos os requisitos para o ajuizamento e a procedência da presente ação, uma vez que se objetiva a rescisão de sentença de mérito proferida em flagrante ofensa a literal disposição de lei.
 
DOS REQUISITOS DA ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PARA A SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO DA SENTENÇA RESCINDENDA
 
9 -                              No caso dos autos, impõe-se a concessão de tutela antecipada, nos termos do artigo 489, última parte, do CPC, a fim de ser suspensa a execução do julgado, uma vez que estão presentes os requisitos do artigo 273 do CPC, como a seguir demonstrado:
 
                                   - VEROSSIMILHANÇA DO DIREITO, AMPARADO POR PROVA INEQUÍVOCA: no caso dos autos, está demonstrado que o autor não foi validamente citado para a demanda na qual se originou o título executivo, como se verifica das cópias dos autos da ação originária ora juntadas;
 
                                   - FUNDADO RECEIO DE DANO IRREPARÁVEL OU DE DIFÍCIL REPARAÇÃO: necessita o autor de obter empréstimo junto ao Governo Federal, para fins de honrar sua folha de pagamento e de expandir seus negócios, o que ficará inviabilizado com o prosseguimento da execução ilegal contra ele movida e, como as certidões devem ser apresentadas até a data de __/_____/___ , a demora no provimento resultará em graves prejuízos a ele – autor, e,
 
                                   - REVERSIBILIDADE DA MEDIDA: a medida pleiteada e reversível, sem qualquer prejuízo para réu, já que a execução poderá ser retomada a qualquer momento.
 
DOS PEDIDOS
 
10 -                            Pelo exposto, requer:
 
                                   a) a ANTECIPAÇÃO DE TUTELA para determinar a suspensão da execução nos autos da ação nº __________ , em trâmite pela 3ª Vara Cível da Comarca de Sorocaba/SP;
 
                                   b) a ANULAÇÃO da sentença e demais atos processuais, a partir da citação, inclusive, com a devolução do prazo para o autor formular sua defesa nos autos da ação citada, e,
 
                                   c) a CONDENAÇÃO do réu nos ônus sucumbenciais.
           
DO REQUERIMENTO DE CITAÇÃO DA RÉ
 
11-                             Requer a CITAÇÃO do réu, para, querendo, apresentar contestação, sob pena de serem tidos como verdadeiros os fatos alegados na petição inicial.
 
DAS PROVAS
 
12 -    Pretende provar o alegado através dos documentos que instruem a petição inicial.
 
DO VALOR DA CAUSA
 
13 -    Dá à causa o valor de R$ _________ (valor da execução).
 
Pede deferimento.
 
(cidade), (Estado), ___ de ________ de _______ .
 
Advogado - OAB/__ nº
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário